Translate

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Gone Home e The Cave estão entre os incríveis e desconhecidos jogos de 2013


O ano de 2013 foi um dos melhores para a indústria de jogos, com o lançamento de dois novos consoles de nova geração e, claro, com games fantásticos como The Last of Us e GTA V. Mas, nem só de blockbusters vive a indústria de jogos, e muitos games bons mas não tão famosos foram lançados no ano. Preparamos  uma lista com dez desses jogos, uma pequena amostra da grande quantidade de games interessantes que existe por aí.

Oceanhorn (Foto: Divulgação)



Gone Home é um game que exige muita exploração. (Foto: Divulgação)

Considerado o melhor jogo independente de 2013 no VGX, o Oscar dos videogames, Gone Home é um jogo de exploração em primeira pessoa que foi lançado para PC, Mac e Linux. Após um ano em viagem de negócios, você retorna para casa e não encontra seus familiares. O jogador então começa a explorar a residência em buscas de pistas que levem a entender o que está acontecendo. Com muitos quebra-cabeças, design simples e história sentimental, Gone Home teve todos os ingredientes para ser considerado um dos melhores games indies do ano.
Gunpoint é um game de ação e espionagem que exige muita furtividade. (Foto: Divulgação)
É um game independente de ação e plataforma disponível para PC e desenvolvido pelo estúdio Suspicious Developments, onde o jogador controla um espião que executa missões requisitadas pelos seus clientes. O jogador deverá quebrar a cabeça para conseguir invadir os prédios e não ser notado pelos seguranças e câmeras de vigilância. O sucesso do jogo foi maior do que o esperado pelos desenvolvedores, tanto que o criador do game largou o emprego que possuía para se dedicar exclusivamente ao mercado de jogos. Gunpoint é divertido, com um senso de humor bastante afiado. Os gráficos são pixelados, lembrando os games da era 8 bits.
Ridiculous Fishing
Ridiculous Fishing (Foto: Divulgação)
Talvez um dos games mais despretensiosos do ano, Ridiculous Fishing é um jogo de pescaria com gráficos no estilo 8 bits lançado para iOS e Android. Mas não pense que você lançará a isca e terá que esperar sentado até algum peixe fisgar! No game você deve chegar o mais fundo possível desviando de todos os peixes e outros seres marinhos. Quando algum animal morder a isca ou você atingir o fundo do oceano, a linha começará a ser puxada. Nesse momento você deve tentar pegar o máximo de peixes possíveis. Ao chegar na superfície, o pescador conta com um grande arsenal bélico, e deve usá-lo para detonar com os peixes. Simples e divertido.
Tearaway 
Tearaway é divertido e tem um mundo de papel com ótimas animações. (Foto: Divulgação)
Exclusivo para Playstation Vita, o game foi desenvolvido pela Media Molecule, o mesmo estúdio responsável pela divertida e cativante série Little Big Planet (PS3). O mundo do jogo é inteiramente construído com dobraduras de papel, que inclusive podem ser reproduzidas fielmente no mundo real. É um dos games que melhor utiliza as funcionalidades do PS Vita, como a parte de trás sensível ao toque e o giroscópio. É bem divertido e os jogadores podem se esbaldar com a beleza das animações do game.
The Cave é um game que pode ser completado de diversas forma, já que são 7 personagens principais. (Foto: Divulgação)
Disponível para PC, Mac, Linux, Ouya, iOS, Wii U, Playstation 3 e Xbox 360. Foi desenvolvido pelo estúdio Double Fine Productions, fundado por Tim Schafer, responsável pela arte de games adventure clássico como Full Throttle, Grim Fandango e Monkey Island. Você tem à sua disposição sete diferentes personagens, sendo que deve escolher três para iniciar a exploração na caverna. Depois de escolhidos, a única forma de trocar o grupo é reiniciando a partida. Cada personagem possui uma habilidade, que em algum momento será importante. Os personagens também terão que trabalhar em equipe – e cada um pode ser controlado por outro jogador caso prefira. Tem um narrador engraçado, que torna a partida mais divertida a cada vitória ou derrota.
Rain é um jogo simples mas singelo, com uma ótima trilha sonora. (Foto: Divulgação).
Exclusivo para Playstation 3, Rain é um game único, no qual você controla um personagem que é visível apenas quando os pingos de chuva atingem seu corpo. Desenvolvido pelo estúdio japonês da Sony, o game chega a se confundir com um game independente pela mecânica simples e história singela. É um jogo de curta duração e um pouco repetitivo, mas vale a pena jogá-lo ao menos uma vez para apreciar a bela arte e escutar a excelente trilha sonora.
Oceanhorn mostra que tablets e celulares podem ter games longos. (Foto: Divulgação)
Desenvolvido pelo estúdio finlandês Cornfox & Brothers, o game levou alguns anos para ser lançado desde que foi anunciado, ainda em 2011. Foi lançado apenas para sistemas que rodam iOS (iPod, iPhone e iPad). Considerado um clone da série “The Legend of Zelda” – principalmente  ”The Wind Waker” -, o jogo tem um enredo interessante, excelentes gráficos e ainda pode ser jogado com legendas em português. A música também merece elogios, tendo como um dos compositores o conhecido Nobuo Uematsu, responsável pela trilha sonora dos games da série Final Fantasy e do clássico Chrono Trigger.
Dont Starve é um game de sobrevivência belo, mas desafiador. (Foto: Divulgação)
Lançado para as plataformas WindowsMac OS X e Linux, foi desenvolvido pelo estúdio Kiei Entertainment. Chegará em janeiro de 2014 para Playstation 4 – inclusive será um dos games gratuitos para assinantes da Playstation Plus. Você assume o papel do cientista Wilson, que vai parar em um misterioso – e perigoso! – mundo. O game exige que o jogador sobreviva à todo tipo de adversidades, como fome, insanidade e inimigos. Tem um humor negro, gráficos bonitos e é bastante desafiador.
Papers, please tem quebra-cabeças desafiadores. (Foto: Divulgação)
Foi criado pelo desenvolvedor independente Lucas Pope e lançado para PC e Mac. Tem gráficos no estilo dos games da era 8 bits. Você assume o papel de um agente da imigração, e deve checar os papéis de todas as pessoas que se declaram imigrantes para ver se realmente é verdade ou há algo de errado. Entre a multidão existem traficantes, terroristas e espiões, e é seu dever descobrir e impedir que entrem no país. Com jogabilidade simples, é um game com quebra-cabeças desafiadores.
Guacamelee!
Guacamelee! é um divertido jogo inspirado pela cultura mexicana. (Foto: Divulgação)
Desenvolvido pela Drinkbox Studios, Guacamelee! foi lançado para Playstation 3, PS Vita e PC. Inspirado na cultura mexicana, o herói é um lutador de luta livre, os cenários são bastante coloridos e a música é bastante característica. Segue a fórmula conhecida como Metroidvania, um game 2D de visão lateral onde o jogador deve explorar um gigantesco mapa. O herói também possui uma vasta lista de golpes, essenciais para vencer os inimigos. Além disso, o jogador deve alternar entre o “mundo dos vivos” e o “mundo dos mortos” para solucionar vários dos quebra-cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário