Translate

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Review: DualShock 4 tem ótima pegada e sensibilidade apurada no PS4


Com o lançamento do PlayStation 4, o DualShock, tradicional controle dos consoles da Sony, também passou por uma reformulação. Está com a pegada melhor, ganhou uma luz indicadora na parte traseira, um botão de compartilhamento e entrada para headset. Com tudo isso, jogar no PlayStation 4 fica ainda melhor do que no PS3. Entenda os motivos lendo nosso review completo do joystick e do fone que vem incluso no kit do PlayStation 4.

Dualshock 4 tem botão touch e luz traseira (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)

Design
O controle do PlayStation 4 é, surpreendentemente, maior e mais pesado do que o do PlayStation 3. Ele mede 162 mm x 52 mm x 98 mm e pesa 210g. O antecessor é um pouco menor: 160 mm × 97 mm × 55 mm e mais leve, com 192 gramas. Porém, esta diferença passa despercebida na hora de jogar.
Dualshock foi modificado junto com o PS4 (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)
A pegada do controle do PS4 é muito boa e, visualmente, ele rompe um pouco com o padrão do que se manteve o mesmo nos DualShock 1, 2 e 3. O DualShock 4 tem um aspecto mais arrojado, não tão parrudo, e sua traseira é mais ergonômica, facilitando bastante para segurá-lo.
Visualmente, ele agrada bastante. Um dos destaques é o indicador luminoso que fica atrás do controle, e pode mudar de cor de acordo com o aplicativo que você roda. Os botões R1, L1, R2 e L2 estão mais compactos. O conector de headset é localizado no meio dos botões analógicos, mais abaixo, e há o touchpad no centro do joystick.
DualShock 3 era bem diferente (Foto: Divulgação)
Além disso, ele possui os direcionais e os botões tradicionais (bola, círculo, quadrado e triângulo), um botão de compartilhamento (Share) no canto esquerdo superior e um que substitui o Start, o Options, no canto direito superior. A conexão microUSB segue atrás – próxima do indicador luminoso.
Botões
Adeus, Start e Select. Estes botões, tão tradicionais nos controles do PlayStation, não estão presentes no PS4. Deram lugar ao Options, que é o novo Start, e funciona para pausar jogos, selecionar opções e expandir menus de opções dentro do dashboard do console, que é bem diferente do PS3
Controle conectado ao headset (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Além dele, o “quadrado”, o “X” e até o “triângulo” são frequentemente usados para confirmar as ações do usuário no dashboard. O “bola” segue como opção para se “desfazer”, ou “voltar”, uma ação. Um detalhe interessante é que, na digitação, não confirma-se a mensagem com o Options, mas sim com o “R2″.
Os botões tradicionais de jogo seguem presentes, incluindo os analógicos, assim como o botão Home, ou PS, que tem as mesmas funções do PlayStation 3. Mas há ainda a maior novidade: o botão Share. Ao tocar nele, o usuário pode compartilhar vídeos e fotos do seu gameplay no Facebook ou Twitter seguindo apenas alguns passos bem rápidos.
O posicionamento dos botões foi bem feito. É complicado se acostumar ao Options logo no início. Afinal, o Start esteve ali no centro do controle por muitos anos e, agora, não vai mais estar, sendo substituído por um botão localizado um pouco acima do “quadrado”. A adaptação não é tão simples quanto parece, mas com o tempo você se acostuma.
Touchpad
Este é um recurso novíssimo e que depende de cada jogo. No Fifa, por exemplo, quando você toca neste touchpad que ocupa a parte central do controle, para de controlar o time de linha e passa a movimentar somente o goleiro. Ou seja, ele é um botão que ativa uma determinada função especial no game.
DualShock 4, o controle do PS4 (Foto: Divulgação)
A sua superfície é bem trabalhada, usá-lo é bastante simples, tendo em vista que basta o usuário dar um toque nele para ativar a funcionalidades correspondente, e a tendência é a sua utilização cada vez mais frequente nos próximos jogos desta geração. Até porque ele pode criar diversas possibilidades interessantes dentro do game.
Headset
Os gamers que se preocupavam em comprar headsets para falar com os amigos no PS3 agora não precisam mais disso. O PS4 vem com um headset – bem pequeno, e pouco potente, é verdade – em seu pacote inicial. Ele lembra um fone de celular, mas possui apenas entrada para um ouvido, e um microfone/controlador de volume.
Headset é simples, mas funciona bem (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Visualmente, ele não impressiona muito, mas o seu desempenho é razoável. Não pode ser comparado com os headsets bem maiores, usados por quem quer uma experiência mais imersiva possível, porém cumpre o seu papel de maneira justa. Há dois recursos a mais que o usuário pode fazer, além de conversas in-game, com o headset.
É possível comandar o PlayStation 4 por voz – apenas em inglês – e mandá-lo ligar, entrar em modo de espera, ir para a página de um determinado jogo e etc. Além disso, também existe a possibilidade de bater papo ou enviar mensagens de voz para os amigos. Assim, conversar no PS4 está muito melhor com o novo headset.
Conclusão
DualShock 4 é o melhor controle já feito até hoje pela Sony. Apesar de ser maior e mais pesado do que seu antecessor, essa diferença não é nem sentida pelos jogadores. Ele tem a pegada melhor, um visual bastante arrojado e sensibilidade bem calculada. Além disso, conta com o botão de compartilhamento, touchpad e o headset, bem básico, mas bastante funcional.
Nota: 10,0
Fonte:TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário